Adicionar ao Leitor RSS Alesti

sábado, 16 de agosto de 2014

Não é errado gostar de estar e continuar solteira!

Em um tempo de "namoros de redes sociais", é importante pensar duas vezes antes de namorar alguém sem estar tão a fim assim.
Não é errado gostar de estar sozinha. Estar sozinha é diferente de estar solitária. Ser a única solteira do grupo pode te deixar deprimida em alguns momentos, principalmente quando rola um aniversário e todas as suas amigas vão acompanhadas do namorado. Exceto você.
Para piorar, a festa de aniversário cai na semana da sua TPM e aí não tem jeito: só uma barra de chocolate salva! Mas, passados esses dois ou três dias de carência, você volta a ser feliz solteira e não pensa em namorar tão cedo. "A juventude é a fase das descobertas, das curiosidades e também da ansiedade. Nessa época, sofremos diferentes tipos de cobrança, como, por exemplo, com relação aos estudos, ao comportamento, ao cumprimento das regras. O estado civil não deveria se tornar mais uma", explica a psicóloga clínica Milena Lhano.
Contudo, não é sempre isso que acontece. É uma amiga perguntando o porquê de você continuar solteira aqui; um colega dizendo que você é bonita demais para ficar sozinha ali; um familiar brincando com o fato de você estar encalhada acolá. Mas quer saber: qual é o problema de realmente gostar de estar "encalhada"?
Em 2013, um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas apontou que as brasileiras solteiras estão entre as mais felizes do mundo e são as mais otimistas com o futuro. Ponto para as solteiras! Além disso, em um tempo em que algumas pessoas só aceitam namorar para mudar o status do “Facebook”, é melhor ficar sozinha mesmo. Outro ponto! "Existem casos em que a menina quer tornar o relacionamento público apenas para provocar ciúme em outras pessoas, para se mostrar independente e mais adulta, para ser mais popular...Nesses casos, o foco é a exposição, não o amor", conta a doutora Milena, "e as redes sociais são a melhor vitrine para isso".
Não há nada melhor do que deixar claro para as outras pessoas que você está solteira, não solitária, porque quer. Tem gente que pensa que você está sofrendo só porque não tem um namorado. Tom Jobim canta que “é impossível ser feliz sozinho”. Concordo. Mas os amigos e a família estão aí para isso.
A psicóloga Milena Lhano faz apenas uma ressalva para os fãs da solteirice. "Pode ser que a garota não tenha encontrado ninguém interessante ou pode ser que ela tenha sofrido uma decepção amorosa tão grande no passado que ela não consiga mais se envolver hoje. Nesse caso, é importante ficar esperta e até buscar ajuda, se necessário, para que a solidão (no sentido de não querer um parceiro para a vida) não se torne uma bloqueio, uma aversão".
Um dia sofri, outro sou free e amanhã... Bem, amanhã você pode estar namorando. A questão é que você não precisa começar um namoro mais ou menos só para:
✓ trocar o status do Facebook;
✓ deixar de ser a única solteira da turma;
 ter companhia para o cinema de domingo à tarde;
✓ converncer as amigas que você também consegue namorar; 
 ter alguém para aliviar aqueles dois ou três dias de carência;
 ganhar presente no Dia dos Namorados;
✓ mostrar para os pais que você cresceu;
 provocar alguém;
 dar uma agitada na vida.
Ser solteira não significa ser amarga. Você tem mil e uma formas de amar e não precisa mudar o status do Facebook para isso. Feliz Dia dos Solteiros para quem é solteiro. E feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário